
STCP investe 11,7 milhões em 30 novos autocarros elétricos
27/07/2025A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) adjudicou à CaetanoBus o fornecimento de 30 autocarros 100% elétricos e a instalação de uma nova estação de carregamento, num investimento global de 11,7 milhões de euros, confirmou fonte oficial à Lusa.
Segundo a transportadora, o contrato, no valor de 11.669.850 euros, inclui veículos de tipologia standard, com 12 metros de comprimento e autonomia aproximada de 320 quilómetros, além de 15 carregadores duplos que serão instalados na Estação de Recolha da Via Norte. A infraestrutura deverá estar concluída até 30 de janeiro de 2026, com a entrega faseada dos autocarros prevista entre fevereiro e março do mesmo ano.
Os novos veículos vão substituir autocarros em fim de vida, no âmbito do plano de renovação da frota da STCP, que já conta com 68 autocarros elétricos em circulação e aguarda a entrada de mais 28 (20 standard e oito mídis). Com esta aquisição, a empresa reforça o compromisso com a redução anual das emissões de CO2 e a melhoria da eficiência ambiental e económica do serviço público prestado.
O concurso público para o fornecimento destes veículos foi relançado em 5 de junho, com um valor base de 12,9 milhões de euros, depois de o procedimento inicial, lançado em janeiro, ter ficado deserto.
A STCP é responsável pelo transporte rodoviário público de passageiros na Área Metropolitana do Porto (AMP), com operação exclusiva no concelho do Porto e em regime de concessão nos municípios limítrofes de Gondomar, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia. A empresa intermunicipal é maioritariamente detida pelo município do Porto (53,69%), com os restantes 46,31% repartidos entre Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,40%).
Foto: STCP