Santa Maria da Feira: Imaginarius Centro de Criação prepara novo ciclo de residências e ações com a comunidade

Santa Maria da Feira: Imaginarius Centro de Criação prepara novo ciclo de residências e ações com a comunidade

15/07/2025 0 Por Rmetropolitana

O Imaginarius Centro de Criação (ICC), em Santa Maria da Feira, prepara-se para iniciar o segundo semestre de 2025 com mais de 10 novas residências artísticas e um renovado conjunto de ações abertas à comunidade. Após um arranque de ano com elevada atividade, o ICC mantém-se como um espaço de referência na experimentação e produção artística contemporânea, com forte ligação ao território feirense.

Entre fevereiro e junho, o centro promoveu 26 iniciativas — incluindo 12 residências artísticas, 7 espetáculos, 5 ensaios abertos, 4 workshops, 3 conversas e 2 formações — envolvendo cerca de 30 artistas de seis países. Sustentabilidade, progresso e inclusão estiveram no centro das criações, muitas das quais integraram a programação do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, o maior festival de artes de rua do país, com epicentro em Santa Maria da Feira.

A dimensão internacional do semestre destacou-se com a implementação dos projetos Green Streets of Europe e temperART, reforçando a presença de companhias estrangeiras no território. A nível institucional, o ICC manteve colaborações estratégicas com a Fundação de Serralves e com a Fundação Inatel, alargando o impacto artístico da região.

A relação com a comunidade local também foi fortalecida. A formação Sabores da Rua capacitou operadores móveis de street food, assegurando a sua participação qualificada não apenas no Imaginarius, mas também no Festival da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense e no Festival da Juventude. Já o projeto LaB InDança, com forte vocação inclusiva, teve dois momentos de residência em Santa Maria da Feira, em março e junho, em parceria com a Fundación Psico Ballet Maite León, de Madrid. A etapa final desta colaboração acontecerá em novembro, com uma deslocação dos intérpretes portugueses a Madrid.

Com este balanço positivo, o ICC prepara agora o segundo semestre com mais de uma dezena de novas residências, uma delas com forte envolvimento comunitário, além de novos ensaios abertos ao público e uma formação prevista para outubro.

O Imaginarius Centro de Criação reforça assim o seu papel enquanto espaço âncora para a criação artística contemporânea em Santa Maria da Feira, promovendo o encontro entre artistas e cidadãos e consolidando o território como referência no panorama cultural nacional e internacional.

Foto: DR