Presidente da Câmara de Santo Tirso e dois ex-vereadores acusados de peculato

Presidente da Câmara de Santo Tirso e dois ex-vereadores acusados de peculato

31/10/2025 0 Por Rmetropolitana

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e dois antigos vereadores do município, José Pedro Machado e Tiago Araújo, foram acusados pelo Ministério Público dos crimes de peculato e abuso de poder, relacionados com a alegada utilização indevida de viaturas da autarquia.

Os factos em causa terão ocorrido entre 2017 e 2019, período em que Alberto Costa exercia funções como vice-presidente da câmara. O MP sustenta que os três autarcas utilizaram carros municipais para fins pessoais, incluindo deslocações a supermercados, restaurantes e viagens realizadas aos fins de semana e feriados.

Na acusação, o Ministério Público imputa aos arguidos um crime de abuso de poder, um crime de peculato, um crime de peculato de uso e um crime de participação económica em negócio.

Alberto Costa afirmou à agência noticiosa Lusa tratar-se de “um processo de 2018, cujos factos remontam ao tempo em que era vereador”. O autarca, recentemente reeleito, garantiu estar “de consciência tranquila” e disse acreditar na justiça. “Sempre respeitei o princípio da separação de poderes. Estou focado na gestão autárquica. (…) Vou, por isso, aguardar com serenidade”, declarou.

Segundo a agência noticiosa, a mesma tentou ainda obter reação dos dois ex-vereadores acusados, mas sem sucesso até ao momento.