Presidente da Câmara da Maia quer projeto de execução da tunelização da EN14 concluído este ano

Presidente da Câmara da Maia quer projeto de execução da tunelização da EN14 concluído este ano

03/09/2025 0 Por Rmetropolitana

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, afirmou esta terça-feira que pretende ter pronto até ao final de 2025 o projeto de execução da tunelização da Estrada Nacional 14 (EN14) no centro da cidade, de forma a lançar concurso público em 2026, após a assinatura de um acordo de gestão com a Infraestruturas de Portugal (IP).

“Fazendo o projeto de execução, agora até final do ano, mais coisa menos coisa, o projeto de execução deste enterramento da Nacional 14, aqui no centro da cidade, tem que estar pronto”, disse o autarca social-democrata aos jornalistas, no edifício da autarquia, no distrito do Porto.

Segundo António Silva Tiago, só após a conclusão do projeto será possível conhecer com rigor o valor da obra, altura em que a Câmara, o Ministério das Infraestruturas e a IP se reunirão para definir a repartição dos custos. O presidente defendeu, contudo, que “a maior parte da despesa deve ser assumida pela administração central”.

O edil considera a intervenção tecnicamente viável, dado existirem alternativas para desviar o trânsito, e estima que a empreitada dure “um ano ou ano e meio”. Caso o concurso público seja lançado em 2026, o autarca acredita que a obra poderá estar concluída “no final de 2027 ou, no máximo, em meados de 2028”.

O projeto, a cargo da EPOCA – Gestão, Estudos e Projetos, prevê a criação de 2×3 vias com bermas e separador central entre os nós de Chantre e de Chiolo. A tunelização é apontada como a “única solução técnica” capaz de reduzir significativamente o ruído rodoviário, respeitando os limites legais e sem impactar a paisagem. Inclui ainda um estudo de integração paisagística, com a cobertura do túnel e a ligação das duas margens da cidade.

Na cerimónia de assinatura do acordo estiveram presentes o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o presidente da IP, Miguel Cruz. O governante classificou a EN14 como “uma ferida na cidade da Maia” e considerou-a “subdimensionada face ao fluxo e ao papel de ligação Porto – Maia – Braga”. Já Miguel Cruz destacou que o acordo é “particularmente importante para o futuro da mobilidade urbana”, salientando a ligação à A41 e à zona industrial Maia I, uma das maiores do país.

Segundo a IP, o protocolo agora assinado abrange o estudo de soluções para a melhoria da capacidade e fluidez do trânsito da EN14 no troço urbano entre o km 5,9 e o km 7,4. Compete ao município desenvolver o projeto de execução, cabendo à IP prestar apoio técnico e acompanhar os respetivos trabalhos.

Foto: DR – CM Maia