Porto e Gondomar unem-se em projeto para comunidades mais vivas, coesas e inclusivas
01/11/2025 0 Por Angelo Manuel MonteiroOs municípios do Porto e de Gondomar apresentaram o projeto intermunicipal “Comunidades Vivas, Coesas e Inclusivas”, uma iniciativa que pretende promover a coesão territorial, o desenvolvimento local e a inclusão social nas comunidades dos dois concelhos.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Operação Integrada em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, o projeto decorre entre janeiro de 2022 e dezembro de 2025 e será divulgado até ao final deste ano através de diversas ações de proximidade, com o objetivo de dar a conhecer os seus impactos positivos nas populações locais.
A primeira sessão pública de apresentação decorreu no passado dia 29 de outubro, centrando-se no eixo “Ambiente e Transição Climática”. No Porto, a iniciativa teve lugar no Pavilhão da Água, enquanto em Gondomar o encontro aconteceu no Passadiço de Gramido.
De acordo com os dois municípios, o projeto pretende responder a desafios sociais complexos, como a pobreza, a exclusão social, as dificuldades de acesso à habitação e a insuficiência de apoio institucional. Numa região urbana e metropolitana marcada por desigualdades, a intervenção aposta numa abordagem integrada e próxima das pessoas, estruturada em seis eixos de atuação: envelhecimento saudável; estilos de vida mais saudáveis; mobilidade, acessibilidade e segurança; cidadania, participação comunitária e voluntariado; educação, desenvolvimento de competências e empregabilidade; e ambiente e transição climática.
O objetivo central passa por criar condições para que as comunidades dos dois concelhos possam viver melhor, com mais qualidade de vida, mais oportunidades e maior coesão social.
Os executivos municipais do Porto e de Gondomar sublinham que esta parceria intermunicipal “demonstra que a colaboração entre territórios é essencial para gerar respostas inovadoras e sustentáveis aos desafios sociais e urbanos”, reforçando o “compromisso partilhado com a construção de territórios mais justos, colaborativos e resilientes”.
A síntese dos principais projetos desenvolvidos no âmbito desta iniciativa pode ser consultada na página oficial do projeto, em www.comunidadesvivas.pt.
Foto: CM Gondomar



