
Porto assinala Dia Mundial do Livro com atividades abertas à comunidade
23/04/2025O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril, data instituída em 1995 pela Conferência Geral da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – com o propósito de incentivar a leitura, promover a indústria editorial e reforçar a proteção dos direitos de autor.
A Câmara Municipal do Porto junta-se à efeméride com várias iniciativas culturais abertas à comunidade, que decorrem em diferentes espaços da cidade e pretendem aproximar os cidadãos do universo do livro e da literatura.
Entre os destaques do programa, esta quarta-feira, 24 de abril, às 16h30, na Biblioteca dos Assuntos Portuenses, na Casa do Infante, as autoras Isabel Gomes e Rita Magalhães vão estar à conversa sobre a obra “Porto – Lojas de Outrora e de Agora”. O livro dá a conhecer 64 lojas históricas da cidade, com mais de 50 anos de atividade, que marcaram e continuam a marcar o tecido urbano e a identidade portuense.
Desde estabelecimentos de vestuário, restauração, artigos religiosos, ferragens, ourivesaria, livros antigos até à tipografia, a obra traça um retrato do comércio tradicional da cidade, refletindo também a história das suas gentes. Selecionadas criteriosamente pelas autoras – ambas académicas na área das artes –, as lojas destacam-se pelo valor patrimonial, pelo saber-fazer artesanal e, em muitos casos, por serem as últimas representantes do seu ramo de atividade.
Com esta programação, a cidade do Porto reforça o seu compromisso com a valorização da leitura e da cultura, celebrando o livro como instrumento de memória, conhecimento e identidade coletiva.
Foto: DR