
Polícia Marítima alerta para perigo no mar após resgate de duas jovens na praia da Lagoa
09/04/2025Com a chegada antecipada do calor e as férias escolares da Páscoa, as praias da região têm sido invadidas por centenas de banhistas. No entanto, a Polícia Marítima reforça o alerta para os perigos do mar nesta altura do ano, sobretudo devido à ausência de vigilância permanente fora da época balnear.
O aviso surge após um incidente ocorrido ontem à tarde na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, onde duas jovens, de 13 e 15 anos, foram arrastadas por uma forte corrente enquanto tomavam banho.
As adolescentes foram prontamente resgatadas por dois nadadores-salvadores da associação “Os Golfinhos”. A mais nova foi retirada da água por um dos elementos que, por estar nas proximidades, conseguiu atuar rapidamente. A outra jovem encontrava-se presa num agueiro e foi salva por um segundo nadador-salvador que chegou momentos depois. Por precaução, a jovem de 15 anos foi transportada ao hospital.
Além da intervenção dos nadadores-salvadores, estiveram no local elementos da estação salva-vidas da Póvoa de Varzim, Bombeiros e INEM, garantindo assistência imediata.
A comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim, Mónica Martins, aproveitou a ocasião para reforçar o apelo à prudência: “As praias ainda não estão a ser vigiadas em permanência como acontece na época balnear. O patrulhamento atual não garante condições de segurança para os banhos, pelo que se desaconselha a ida ao mar.”
A responsável lembra ainda que existem placas de aviso espalhadas pelas praias alertando para o risco de afogamento.
Este episódio serve como um alerta claro para os perigos do mar nesta altura do ano, e para a importância de respeitar as indicações de segurança e evitar comportamentos de risco.
Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita
Foto: DR