PJ do Norte detém suspeito de “Burla do Amor” no Aeroporto do Porto
01/11/2025A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve em flagrante delito, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um homem de 45 anos, suspeito da prática dos crimes de burla qualificada, branqueamento e associação criminosa, no âmbito de um esquema fraudulento conhecido por “Burla do Amor” ou “Romance Scam”.
De acordo com a PJ, a detenção ocorreu no seguimento de uma investigação que apurou que a vítima, uma mulher de 64 anos, foi levada a entregar mais de 250 mil euros ao suspeito, acreditando tratar-se de um conhecido artista com quem julgava manter uma relação afetiva desde 2022, através de contactos estabelecidos em redes sociais.
O esquema consistia na criação de uma identidade falsa e na manipulação emocional da vítima, que ao longo de meses foi convencida a efetuar várias transferências monetárias sob diversos pretextos.
O suspeito, residente em França, viajou até ao Porto com o objetivo de se encontrar com a vítima, que iria proceder à entrega de mais 25 mil euros. A Polícia Judiciária montou uma operação de vigilância e acabou por deter o homem em flagrante, no momento em que se preparava para concretizar o encontro.
A investigação prossegue para identificar outros elementos eventualmente envolvidos na rede criminosa internacional associada a este tipo de fraude, que tem feito diversas vítimas em Portugal e no estrangeiro.



