PJ do Norte detém suspeito de “Burla do Amor” no Aeroporto do Porto

PJ do Norte detém suspeito de “Burla do Amor” no Aeroporto do Porto

01/11/2025 0 Por Eduardo Coelho

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve em flagrante delito, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um homem de 45 anos, suspeito da prática dos crimes de burla qualificada, branqueamento e associação criminosa, no âmbito de um esquema fraudulento conhecido por “Burla do Amor” ou “Romance Scam”.

De acordo com a PJ, a detenção ocorreu no seguimento de uma investigação que apurou que a vítima, uma mulher de 64 anos, foi levada a entregar mais de 250 mil euros ao suspeito, acreditando tratar-se de um conhecido artista com quem julgava manter uma relação afetiva desde 2022, através de contactos estabelecidos em redes sociais.

O esquema consistia na criação de uma identidade falsa e na manipulação emocional da vítima, que ao longo de meses foi convencida a efetuar várias transferências monetárias sob diversos pretextos.

O suspeito, residente em França, viajou até ao Porto com o objetivo de se encontrar com a vítima, que iria proceder à entrega de mais 25 mil euros. A Polícia Judiciária montou uma operação de vigilância e acabou por deter o homem em flagrante, no momento em que se preparava para concretizar o encontro.

A investigação prossegue para identificar outros elementos eventualmente envolvidos na rede criminosa internacional associada a este tipo de fraude, que tem feito diversas vítimas em Portugal e no estrangeiro.