Pico do frio marca esta sexta-feira; Passagem de Ano com baixas temperaturas mas sem chuva
25/12/2025Esta sexta-feira será a mais fria da quadra festiva, com previsões de temperaturas baixas a prolongar-se até ao início de 2026, mas com fraca probabilidade de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Serra da Freita, em Arouca, acordou coberta de neve, recordando o episódio do ano passado na região. Atualmente, onze distritos do continente estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à agitação marítima.
A origem do frio intenso é a chamada “besta de leste”, uma massa de ar gelado e seco vinda da Sibéria que chegou a Portugal logo após o Natal, mergulhando o norte do país em temperaturas anormalmente baixas. Em várias regiões, o termómetro desceu abaixo de 0 ºC, com destaque para Bragança, onde se registou a temperatura mais baixa desta sexta-feira: –4 ºC.
Os distritos sob aviso amarelo até às 6h00 de sábado incluem Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre, Braga e Bragança.
Apesar do frio intenso, a previsão aponta para que a Passagem de Ano seja fria mas sem chuva, recomendando-se agasalhos adequados para a noite de celebração.
Foto: DR



