
Obras na Linha do Norte Entre Vila Nova de Gaia e Espinho Estão Quase Concluídas
30/07/2024As obras de modernização na Linha do Norte, que abrangem o trajeto entre Vila Nova de Gaia e Espinho, estão quase concluídas e deverão ser totalmente finalizadas na próxima semana, confirmou hoje uma fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP) à Lusa.
De acordo com a IP, “as obras estão concluídas, à exceção da Passagem Inferior ao km 324,560, situada em Miramar, Gaia, cujos trabalhos estão em fase de conclusão”. A previsão é de que esta fase final seja concluída na primeira semana de agosto de 2024, ou seja, entre os dias 05 e 09 de agosto.
A fonte da IP também destacou que, como é comum em projetos desta magnitude, estão em andamento trabalhos de reparação e ajustes, resultantes das vistorias realizadas para a receção provisória da obra.
A intervenção na Linha do Norte envolveu uma ampla gama de melhorias. Foram substituídos integralmente os trilhos, alterados os layouts das estações de Granja e Vila Nova de Gaia, e implantadas duas novas diagonais de contravia entre Miramar e Francelos. Também foram instaladas duas vias de resguardo para comboios de mercadorias, com 750 metros de comprimento, ao norte do Apeadeiro de Francelos.
Outras melhorias incluíram a substituição das passagens de nível por passagens desniveladas e a modernização das plataformas de passageiros nas estações de Gaia, Granja e Valadares, bem como nos apeadeiros de Aguda, Miramar, Francelos, Madalena e Coimbrões.
O sistema de sinalização eletrónica entre Esmoriz e Gaia já está em funcionamento, integrado no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto. Também foram implementados o sistema de controlo automático de velocidade e os novos sistemas de telecomunicações.
Além disso, a IP lançou um concurso de 50 mil euros para estudos sobre passagens inferiores nas estações da Granja e Aguda, como resultado de um protocolo assinado em 2022 após críticas da população às passagens superiores instaladas. O estudo visa analisar e identificar soluções técnicas para permitir o desnivelamento das passagens, facilitando o trânsito de peões.
Embora a conclusão total da intervenção estivesse inicialmente prevista para 2023, a empreitada enfrentou vários desafios que impactaram o prazo, incluindo dificuldades no fornecimento de materiais e na contratação de mão de obra e equipamentos.
Orçamentada em 55,3 milhões de euros, a intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia faz parte do programa Ferrovia 2020, cujo início estava previsto para 2017 e foi adiado para 2020.
Foto: DR