Marta Ren em destaque no Auditório de Espinho com 16 espetáculos até ao final do ano

Marta Ren em destaque no Auditório de Espinho com 16 espetáculos até ao final do ano

23/09/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Auditório de Espinho vai receber 16 espetáculos até ao final de 2025, reunindo artistas nacionais e internacionais. Entre os nomes confirmados está a portuguesa Marta Ren, que se apresentará a 18 de outubro acompanhada pela Orquestra de Jazz de Espinho, num programa inédito de homenagem a Otis Redding.

O programador do Auditório, André Gomes, recordou que o cartaz inicial incluía ainda o compositor brasileiro Hermeto Pascoal, cuja bilheteira rapidamente esgotou, mas que teve de ser cancelado devido ao falecimento do músico no passado dia 13 de setembro, aos 89 anos. “Temos as melhores memórias da passagem de Hermeto Pascoal por Espinho em 2018. Era um génio, um dos maiores nomes da história da música, e era com muita felicidade que nos preparávamos para o receber de novo. Tal já não será possível, mas o seu legado é eterno”, afirmou Gomes.

Além de Marta Ren, o trimestre do Auditório aposta em música, dança e performance multidisciplinar, incluindo a americana Meredith Monk, cuja atuação a 14 de outubro já esgotou, a estreia nacional de Michelle David & The True-tones e o regresso de Kandace Springs, em parceria com a Orquestra Clássica de Espinho.

O trimestre arranca esta sexta-feira com a violinista holandesa Noa Wildschut, acompanhada pela Orquestra Clássica de Espinho sob direção do maestro Pawel Kapula, com repertório de Max Bruch, Mendelssohn e Mieczyslaw Weinberg.

Outros destaques nacionais incluem o Ludovice Ensemble, que atua a 4 de outubro com composições barrocas, e o barítono André Baleiro com o pianista David Santos, a 10 de outubro, no concerto “Paisagens Marítimas”.

Em dezembro, a Mimo’s Dixie Band apresenta “Circus Time” para famílias, seguida da Orquestra de Jazz de Espinho com John Hollenbeck. O trimestre termina com os concertos de Natal da Orquestra Clássica de Espinho, sob a direção da maestrina austríaca Katharina Wincor, com “Danças Orquestrais” que evocam desde os salões vienenses do final do Império Austro-Húngaro até à música tradicional eslovaca.

Segundo André Gomes, esta programação visa proporcionar ao público experiências originais e distintas, reforçando o Auditório de Espinho como referência cultural na região do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto.

Foto: DR