
Karatecas albicastrenses destacam-se na Liga Nacional em Gondomar
26/05/2025A Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro voltou a mostrar o seu valor ao conquistar duas medalhas na Liga Nacional de Karaté, que decorreu este fim de semana, nos dias 24 e 25 de maio, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
A competição contou com a participação de atletas nas categorias juvenis, cadetes, juniores, Sub21 e seniores, e os karatecas de Castelo Branco estiveram em grande plano.
José Pinto subiu ao segundo lugar do pódio, arrecadando a medalha de prata e o título de Vice-Campeão da Liga no Kumite Juvenil Masculino -60kg, confirmando o seu talento e posição entre os melhores a nível nacional. Igor Cesário também se destacou ao conquistar a medalha de bronze no Kumite Cadete Masculino -70kg, mostrando força e determinação.
A Liga Nacional de Karaté é organizada pela Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P) e culmina numa fase de “Final Four”, onde os quatro finalistas disputam entre si o pódio.
Apesar de não terem conseguido subir ao pódio, também marcaram presença na competição Guilherme Salgueiro (Kumite Cadete Masculino -52kg) e Rodrigo Brito (Kumite Cadete Masculino -57kg). A organização da prova teve alguns problemas, com atrasos superiores a uma hora e meia, o que dificultou a experiência dos atletas. Rodrigo, ainda novo na modalidade, teve pela frente um adversário muito experiente do Sporting Clube de Portugal, o que levou à sua eliminação. Já Guilherme viu as suas hipóteses prejudicadas por decisões de arbitragem que geraram contestação.
A Associação de Karaté Wado de Castelo Branco, que apoiou financeiramente a deslocação e estadia dos atletas, reafirma o compromisso com a formação e o desenvolvimento destes jovens talentos, lamentando as dificuldades enfrentadas durante o evento.
O Mestre Joaquim Salgueiro, treinador da escola, fez questão de elogiar o empenho dos karatecas e destacou a falta de reconhecimento por parte do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Castelo Branco, que ainda não felicitou os atletas pelo desempenho alcançado.
Esta foi a última prova oficial da FNK-P na presente época, mas a Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro prepara-se agora para participar, já em junho, no PHIKO2025 – Phenomenon Internacional Karate Open, no Entroncamento, com uma equipa de 15 atletas, continuando a levar o nome de Castelo Branco além-fronteiras.
Foto: DR
Notícia desenvolvida por: Matilde Cardoso