IPMA emite avisos amarelo e laranja devido a chuva forte, agitação marítima e neve

IPMA emite avisos amarelo e laranja devido a chuva forte, agitação marítima e neve

01/12/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Porto, Braga e Viana do Castelo estão, esta segunda-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso vigora entre as 18h00 e as 21h00, alertando para precipitação por vezes intensa.

Para terça-feira, o IPMA emitiu aviso laranja para sete distritos do continente — Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga — devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste de 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima. Estes avisos estão em vigor entre as 18h00 de terça-feira e as 15h00 de quarta-feira.

Toda a costa de Portugal continental estará sob aviso amarelo devido à agitação marítima entre as 12h00 de terça-feira e as 03h00 de quarta-feira, com ondas de 4 a 5 metros.

No interior, os distritos da Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido à neve, com acumulações previstas acima de 1.600 metros e podendo atingir 10 cm na Torre. O instituto alerta para possíveis perturbações nas vias, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados, entre outros impactos. O aviso nestes distritos vigora entre as 00h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira.

O IPMA esclarece que o aviso laranja é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo indica risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recordou no domingo medidas preventivas face ao frio, em especial no Norte do país, destacando o risco acrescido de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes. Entre as recomendações estão:

O IPMA alerta para que a população redobre a atenção e adote as medidas de segurança recomendadas, protegendo-se dos efeitos do tempo adverso nos próximos dias.

Foto: DR