
Incêndio em Arouca leva ao encerramento dos Passadiços do Paiva e da ponte suspensa 516 Arouca
28/07/2025Um incêndio que deflagrou esta segunda-feira, cerca das 13h15, na zona de Alvarenga, em Arouca, distrito de Aveiro, levou ao encerramento temporário dos Passadiços do Paiva e da ponte suspensa 516 Arouca, duas das principais atrações turísticas da região.
“Por motivos de segurança, e devido a um incêndio ativo na zona envolvente, os Passadiços do Paiva e a ponte 516 Arouca encontram-se temporariamente encerrados”, lê-se numa nota publicada na página oficial dos Passadiços do Paiva, na rede social Facebook.
Fonte da loja interativa de Turismo de Arouca adiantou à Lusa que, até ao momento, não há registo de danos nestas infraestruturas, mas confirmou que, por precaução, ambas permanecerão encerradas até ao final do dia.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 16h10 estavam mobilizados para o combate às chamas 156 operacionais, apoiados por 45 viaturas e oito meios aéreos.
Esta não é a primeira vez que os Passadiços do Paiva são afetados por incêndios. Em setembro de 2024, um fogo destruiu cerca de dois quilómetros da estrutura — um quarto da sua extensão total — obrigando a obras de reparação que se prolongaram por três meses e custaram mais de 200 mil euros. Os passadiços reabriram totalmente ao público a 16 de abril deste ano.
Na altura, o incêndio, que começou em Castro Daire e se alastrou a Arouca, obrigou ao empenho de mais de 230 bombeiros e outros operacionais, tendo demorado dois dias a ser dado como extinto.
As autoridades mantêm vigilância sobre a evolução do fogo em Alvarenga, apelando à população e visitantes para respeitarem as indicações de segurança.
Foto: DR