Gondomar promove envelhecimento ativo com adoção e voluntariado animal

Gondomar promove envelhecimento ativo com adoção e voluntariado animal

01/05/2025 0 Por Rmetropolitana

O Município de Gondomar lançou o “Gondo P.E.T. – Promover o Envelhecimento de Tod@s”, um projeto inovador que junta o bem-estar animal ao combate ao isolamento social da população sénior. A iniciativa convida pessoas com 60 ou mais anos a adotarem um animal de companhia ou a envolverem-se como voluntárias em associações de proteção animal.

Com duas modalidades — adoção gratuita de cães e gatos do CROAG (Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar) e voluntariado junto das associações VivaAnimal e Animais da Quinta — o Gondo P.E.T. promove laços afetivos, rotinas saudáveis e responsabilidade partilhada entre os participantes e os animais.

Os animais adotados através do projeto são entregues em condições ideais: vacinação, desparasitação, identificação eletrónica, esterilização e, no caso dos cães, aulas de socialização incluídas.

Na vertente de voluntariado, os participantes podem colaborar com tarefas ajustadas ao seu perfil, disponibilidade e interesse. O Município sublinha que esta interação regular com os animais tem revelado benefícios emocionais, físicos e sociais significativos para a população sénior.

O projeto está integrado nas Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento RE-C03-i06.03.

As pessoas interessadas em participar podem contactar a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Gondomar, através do telefone 224 660 500, do e-mail geral@cm-gondomar.pt ou presencialmente, mediante agendamento prévio.

O Gondo P.E.T. é mais um passo na estratégia de inclusão social, envelhecimento ativo e promoção da adoção responsável, reforçando o compromisso de Gondomar com o bem-estar dos seus cidadãos e dos animais.

Foto: DR