
Filmaporto abre candidaturas para bolsas de apoio à produção cinematográfica no Porto
20/07/2025Estão oficialmente abertas as candidaturas às Bolsas Filmaporto, programa municipal de apoio à criação e produção cinematográfica e audiovisual no concelho do Porto. No total, serão atribuídas cinco bolsas no valor global de 100 mil euros, com candidaturas abertas até às 18h00 do dia 8 de agosto.
A iniciativa divide-se em duas modalidades de apoio:
- Bolsa Neves, destinada a cineastas ou artistas residentes no Porto, em parceria com produtoras sediadas no Porto, Vila Nova de Gaia ou Matosinhos (três bolsas disponíveis);
- Bolsa Pascaud, dirigida a criadores residentes fora do concelho do Porto, mas também em colaboração com produtoras desses três concelhos (duas bolsas disponíveis).
Cada projeto selecionado será apoiado com 20 mil euros, devendo ser filmado integralmente na cidade do Porto e envolver uma equipa composta, pelo menos, por 60% de profissionais residentes no Porto, Gaia ou Matosinhos. Serão elegíveis propostas de ficção, documentário, animação, séries para televisão ou web, cinema experimental e vídeo-ensaio.
A avaliação das candidaturas estará a cargo de um júri composto por três nomes de referência no setor: Cláudia Varejão (cineasta), Ana Carina Estróia (produtora) e Lois Patiño (cineasta).
Os interessados devem submeter a sua candidatura por e-mail para info@filmaporto.pt, até ao prazo estipulado. O regulamento completo, bem como os critérios de avaliação, estão disponíveis no site oficial da Filmaporto.
Desde o lançamento do programa, em 2021, as Bolsas Filmaporto já apoiaram projetos de dezenas de criadores nacionais e internacionais, entre os quais se destacam nomes como André Gil Mata, Letícia Simões, Lúcia Prancha, João Nunes Monteiro, Rita Barbosa, Tânia Dinis, entre muitos outros. O programa tem vindo a afirmar-se como um importante incentivo à dinamização da produção audiovisual na cidade e na região.
Foto: Renato-Cruz-Santos_FILMAPORTO