Filipe Araújo anuncia candidatura independente à presidência da Câmara do Porto

Filipe Araújo anuncia candidatura independente à presidência da Câmara do Porto

27/05/2025 0 Por Rmetropolitana

O atual vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, anunciou nesta segunda-feira que irá candidatar-se à presidência da autarquia, liderando um grupo de cidadãos independentes chamado “Filipe Araújo Fazer à Porto”. Em uma entrevista à SIC Notícias, ele afirmou que sua decisão veio após uma reflexão cuidadosa e o apoio recebido de várias pessoas.

Filipe Araújo, que conhece a Câmara do Porto há 12 anos, destacou as transformações positivas na cidade, que hoje é mais dinâmica e coesa socialmente, além de mais sustentável. Apesar de sua candidatura, ele reforçou seu compromisso de lealdade a Rui Moreira, com quem trabalhou desde o início e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente. Araújo deixou claro que pretende manter a colaboração com o atual presidente, mesmo após as eleições.

Sobre os apoios políticos, o candidato afirmou estar aberto a receber apoio de partidos democráticos, excluindo, no entanto, qualquer entendimento com o Chega. Quanto à concorrência, mencionou que há diferentes posturas entre os candidatos, mas que a eleição deve ser vista pelo eleitor, que busca alguém capaz de resolver seus problemas.

Filipe Araújo também comentou que, caso não consiga a maioria de vereadores, ainda é cedo para falar sobre possíveis acordos pós-eleitorais, mas garantiu que sua candidatura é forte e tem boas chances de vencer. Quanto ao futuro, reforçou que está focado na campanha e na proposta de uma gestão que represente a vontade dos portoenses.

Até o momento, além de Filipe Araújo, estão confirmadas candidaturas de Manuel Pizarro (PS), Pedro Duarte (PSD), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (Porto Primeiro), Vitorino Silva (Tino de Rans), Aníbal Pinto (Nova Direita) e Sérgio Aires (Bloco de Esquerda). O atual executivo da Câmara do Porto é composto por uma maioria de independentes, com representantes de diferentes partidos.

Foto: DR