FC Porto pede revisão de medidas contra Fernando Madureira

FC Porto pede revisão de medidas contra Fernando Madureira

20/02/2026 0 Por Rmetropolitana

O FC Porto recorreu ao tribunal, alegando que Fernando Madureira, ex-líder dos Super Dragões, terá violado a proibição de frequentar recintos desportivos. A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias (JN). Segundo o clube, Madureira esteve dentro da Loja Azul do Estádio do Dragão e permaneceu nas imediações, interagindo com várias pessoas.

De acordo com o FC Porto, no dia 11 de fevereiro, Madureira esteve cinco minutos dentro da loja e mais dez minutos junto às áreas circundantes do estádio, num total de 15 minutos.

Já o Jornal Record, avança que o clube tem na sua posse imagens de videovigilância que comprovam a presença de Fernando Madureira, cuja existência foi informada ao tribunal. No entanto, os dragões não enviaram as imagens e só o farão se o tribunal efetuar esse pedido. O FC Porto avançou com o procedimento com o intuito de, tendo conhecimento da situação, afastar o risco de contribuir para o incumprimento da medida de coação.

Na decisão de libertação, Fernando Madureira ficou sujeito às seguintes medidas de coação: termo de identidade e residência; apresentações no posto policial da sua área de residência duas vezes por semana; e proibição de aceder e permanecer em recintos desportivos onde se realizem espetáculos desportivos de qualquer modalidade e/ou escalão e/ou quaisquer acontecimentos relacionados com o fenómeno desportivo referentes ao FC Porto.

É sobre o real alcance desta última medida que o FC Porto pretende que o Tribunal do Porto se pronuncie. Segundo as informações recolhidas, o entendimento de Fernando Madureira é de que a loja do clube não se enquadra na denominação de recinto desportivo, nem, à altura, se realizavam espetáculos desportivos relacionados com o FC Porto.

O requerimento solicita que o tribunal reavalie a situação de Madureira, que recentemente saiu da prisão, mas continua proibido de aceder a recintos desportivos.

Foto: DR