
Dirigente de associação detido na Maia por suspeitas de corrupção e desvio de centenas de milhares de euros
02/07/2025Um homem de 74 anos, dirigente de uma associação de solidariedade social sediada na Maia, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas da prática de vários crimes económico-financeiros, anunciou esta quarta-feira aquela força de investigação criminal.
De acordo com a PJ, o detido é suspeito de se ter apropriado de centenas de milhares de euros da instituição que liderava, através da prática dos crimes de peculato, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, bem como corrupção ativa e passiva.
A investigação, a cargo da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, apurou que o arguido terá usado a sua posição de dirigente para desviar verbas destinadas ao apoio social, utilizando mecanismos fraudulentos e documentação falsa para legitimar os movimentos de fundos.
A PJ revelou ainda que o esquema envolvia a movimentação de dinheiro por vias não declaradas, com o objetivo de ocultar a origem dos fundos desviados, prática enquadrada no crime de branqueamento de capitais.
O detido será presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação de eventuais medidas de coação. A investigação prossegue para apurar o total dos prejuízos causados e eventuais outros envolvidos no esquema.
Foto: DR