Detetada legionella em dois pavilhões municipais em Leça da Palmeira

Detetada legionella em dois pavilhões municipais em Leça da Palmeira

22/02/2024 0 Por Rmetropolitana

(Texto de Mariana Carrilho)

Foi detetada legionella em dois pavilhões da Leça da Palmeira, geridos pela Matosinhos Sport, suspendendo as aulas práticas de Educação Física de duas escolas.

No dia 16 de fevereiro a bactéria terá sido detetada no pavilhão gimnodesportivo da Escola Fernando Pinto de Oliveira que, segundo o diretor da escola, “é abastecido pela rede pública da rua Humberto Cruz”.

Nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a mesma bactéria terá sido detetada no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária da Boa Nova.

Foi durante uma análise de rotina ao sistema de água dos pavilhões que foi descoberta a presença da bactéria. O vereador da educação da Câmara Municipal de Matosinhos declarou que, juntamente com a Matosinhos Sport, “têm implementado um Plano de Monitorização de Legionella que prevê a realização de análises regulares à qualidade da água de todos os equipamentos desportivos, pavilhões e piscinas, e estabelecimentos de ensino do concelho”. Acrescenta ainda que “já se encontram a ser tomadas todas as medidas corretivas necessárias e previstas na legislação em vigor, de acordo com as orientações da Unidade de Saúde Pública [USP] de Matosinhos”.

Segundo António Correia Pinto, a USP está encarregue de orientar os futuros procedimentos, já que é responsável por determinar “quando a câmara deve encerrar o fornecimento de água num equipamento e quando este deve ser retomado, depois de resultados favoráveis das contra-análises”.

Foto: DR CM Matosinhos