
Cineteatro António Lamoso celebra a dança e a criatividade em abril
09/04/2025O Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, dedica o mês de abril à celebração da arte em movimento, com uma programação que coloca a dança no centro do palco.
A iniciativa assinala também o 10.º aniversário da reabertura deste equipamento cultural de referência, que continua a afirmar-se como um espaço de encontro entre diferentes linguagens artísticas.
A programação arrancou no primeiro fim de semana de abril com casa cheia e muita energia ao som dos Capitão Fausto, que fizeram a plateia dançar e deram o tom para um mês recheado de propostas diversificadas.
O ponto alto das comemorações acontece no dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança, com a apresentação de Eurodance, pelo Ballet Contemporâneo do Norte, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares.
Neste espetáculo, a companhia propõe uma abordagem contemporânea ao universo musical que marcou os anos 90, explorando o corpo e o movimento como ferramentas de expressão artística e narrativa. Antes da apresentação, às 19h30, será lançada a segunda edição do livro Sistema Infinitamente Imaterial, que assinala os 30 anos de percurso do BCN.
Mas a programação de abril vai muito além da dança. A 12 de abril, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins sobe ao palco do auditório do Cineteatro para estrear uma obra da compositora Fátima Fonte, no âmbito do projeto “Nova Música – Temporada de 5 Novas obras em 5 Concertos”.
No dia 16, o compositor Bruno Pernadas apresenta-se no mesmo espaço com um concerto intimista, integrado na programação À4HÁ. Acompanhado pelo saxofonista José Soares, o músico promete uma noite de jazz contemporâneo e experimentação, com temas dos seus álbuns e novas criações inéditas.
Os bilhetes para todos os espetáculos estão disponíveis na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira, no Cineteatro António Lamoso e online. Grande parte da programação integra a nova Política de Acesso ao Património e à Cultura do Município de Santa Maria da Feira, que visa facilitar o acesso da população à oferta cultural do concelho.
Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita
Foto: Cineteatro