“Cinema Fora do Sítio” no Porto arranca esta sexta-feira com filme brasileiro vencedor dos Óscares 2025

“Cinema Fora do Sítio” no Porto arranca esta sexta-feira com filme brasileiro vencedor dos Óscares 2025

31/07/2025 0 Por Rmetropolitana

A magia do cinema ao ar livre regressa ao Porto esta sexta-feira, 1 de agosto, às 22h, com mais uma edição do programa “Cinema Fora do Sítio”, promovido pela Câmara Municipal do Porto em parceria com a Fundação Inatel. O arranque faz-se com um peso-pesado do cinema internacional: “Ainda Estou Aqui”, do realizador brasileiro Walter Salles, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2025.

A exibição inaugural acontece na Alameda das Fontainhas e marca o início de um mês inteiro de sessões gratuitas e ao ar livre, sempre às sextas e sábados, até 30 de agosto. O cartaz promete agradar a toda a família, com uma seleção que inclui ação, comédia, animação e até terror.

O filme de abertura, Ainda Estou Aqui, transporta os espectadores para o Rio de Janeiro dos anos 1970, em plena ditadura militar. A história acompanha a família Paiva – Rubens, Eunice e os seus cinco filhos – cuja vida tranquila à beira-mar é abruptamente abalada pelo desaparecimento de Rubens, levado por militares à paisana. A narrativa intensa valeu ao filme o maior prémio do cinema internacional e garantiu a Fernanda Torres uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz.

No sábado, 2 de agosto, a sessão muda-se para o Jardim de Sarah Afonso, em Ramalde, com um registo mais leve e dirigido ao público infantil. “A Raposa e a Lebre Salvam a Floresta”, baseado nos livros de Sylvia Vanden Heede, conta a história de dois inseparáveis amigos que enfrentam uma inesperada ameaça ambiental na floresta onde vivem. A aventura começa quando o mocho desaparece após uma cheia, levando os protagonistas a formar uma equipa de resgate que descobrirá algo muito maior do que imaginavam.

Todas as sessões têm início marcado para as 22h e contam, a partir das 21h45, com uma apresentação especial conduzida pelo jornalista, locutor e cinéfilo César Nóbrega, que dará ao público o contexto de cada filme exibido.

Ao longo do mês, o “Cinema Fora do Sítio” promete ainda outras grandes produções, como “Missão Impossível: O Acerto Final”, “F1 – O Filme”, “Paddington na Amazónia” e “Mundo Jurássico: Renascimento”, entre outras surpresas.

A entrada é livre. Basta levar a manta, reunir a família e aproveitar o melhor do cinema, fora do sítio, mas no coração do Porto.

Foto: Porto.Pt