Câmara de Matosinhos aprova classificação da Estação Ferroviária de Leixões como monumento
25/12/2025O executivo municipal da Câmara de Matosinhos aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a abertura do procedimento de classificação do edifício de passageiros da Estação Ferroviária de Leixões como monumento de interesse municipal.
A presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, comprometeu-se ainda, na sequência de uma sugestão do PSD e da intervenção de um munícipe, a solicitar à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) que permita o acesso público ao edifício, atualmente inacessível.
Segundo a proposta, a classificação segue o modelo adotado para outras três estações da Linha de Circunvalação de Leixões — São Mamede de Infesta, Leça do Balio e Leixões — e baseia-se nos atributos históricos e arquitetónicos destes edifícios, considerados testemunhos da história dos transportes em Portugal.
“No caso do edifício da Estação de Leixões, a sua qualidade patrimonial é acrescida pela profunda ligação a Matosinhos, representando um elemento urbano de chegada e partida de passageiros, incluindo as multidões que desembarcavam para as Festas do Senhor de Matosinhos”, refere a proposta.
O documento destaca ainda que a Linha de Circunvalação de Leixões constitui uma marca histórica no concelho, continuando a funcionar como infraestrutura técnica relevante para os concelhos da Maia e do Porto, e que o edifício da estação não pode ser dissociado desta linha nem dos restantes edifícios da mesma infraestrutura.
A classificação implicará a garantia de acesso público ao edifício, sendo necessário delinear uma solução arquitetónica e funcional que assegure condições adequadas, incluindo aspectos de segurança, para visitantes e utilizadores.
Foto: DR



