Barras marítimas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde encerradas devido a agitação marítima
03/12/2025As barras marítimas da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde encontram-se encerradas a toda a navegação devido ao agravamento das condições do mar previsto para os próximos dias. A decisão surge na sequência do aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), válido para todo o distrito do Porto.
Segundo o IPMA, entre as 15h de quarta-feira e as 09h de quinta-feira, são esperadas ondas entre 4 e 5 metros, podendo a agitação marítima manter-se elevada até sexta-feira, às 21h, com previsões de ondulação entre 4 e 4,5 metros.
A Autoridade Marítima Nacional reforça o alerta à comunidade piscatória e aos praticantes de náutica de recreio que se encontrem no mar, apelando para que regressem ao porto de abrigo mais próximo e adotem todas as medidas de segurança.
Para a população em geral, especialmente aquela que costuma frequentar praias, zonas costeiras ou áreas expostas à forte ondulação, é recomendado que evite deslocações e atividades junto ao mar, prevenindo situações de risco.
As autoridades mantêm-se em alerta e apelam ao cumprimento rigoroso das indicações de segurança até à melhoria das condições meteorológicas.
Foto: DR



