As Comunidades Vivas, Coesas e Inclusivas unem Porto e Gondomar em novas respostas sociais
24/11/2025 0 Por Angelo Manuel MonteiroOs municípios do Porto e de Gondomar voltam a unir esforços na construção de respostas sociais inovadoras, com o objetivo de combater a pobreza, a exclusão e as desigualdades territoriais. No próximo dia 18 de dezembro, especialistas e protagonistas na área da coesão social reúnem-se para partilhar experiências e boas práticas que têm ajudado a moldar a estratégia de intervenção junto das comunidades mais vulneráveis dos dois territórios.
O Fórum para a Inclusão Social – Integrar, Transformar e Consolidar já tem inscrições abertas e será o palco para a discussão de temas centrais como os desafios de uma intervenção integrada, através do Plano de Ação da Unidade Técnica Local da Área Metropolitana do Porto – Centro Oriental, os novos modelos de intervenção colaborativa e os desafios da educação no poder local.
A primeira edição da iniciativa realizou-se em setembro, em Gondomar, sob o mote “Criar, Agir e Partilhar”. Desta vez, o encontro ruma ao Porto, com sessão marcada para o Porto Palácio Hotel by The Editory, onde os trabalhos arrancam às 9h00.
O Fórum para a Inclusão Social está integrado na operação “Comunicação e Disseminação”, que representa um investimento global de cerca de 160 mil euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. A iniciativa enquadra-se na Operação Integrada em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, promovida conjuntamente pelos Municípios de Gondomar e do Porto entre janeiro de 2022 e dezembro de 2025.
Foto: DR



