
Arouca abre balcão de apoio a agricultores afetados por incêndios com prejuízos de 10 milhões de euros
02/09/2025A Câmara Municipal de Arouca colocou em funcionamento um balcão de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios de julho, que, segundo estimativas da autarquia divulgadas esta terça-feira, provocaram danos na ordem dos 10 milhões de euros.
O serviço funciona no Gabinete Técnico-Florestal, na Avenida 25 de Abril, no centro da vila, e destina-se a auxiliar os agricultores das freguesias de Alvarenga, Santa Eulália, Tropêço, Canelas, Espiunca, Arouca e Burgo a formalizar pedidos de apoio excecional.
Fonte oficial da Câmara esclareceu que, nesta fase, os pedidos de candidatura estão apenas disponíveis para perdas de animais, culturas anuais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos e espaços de apoio à atividade agrícola. No entanto, o gabinete tem como objetivo prestar assistência a todos os proprietários que necessitem de ajuda para aceder a apoios.
De acordo com um levantamento preliminar feito pelos técnicos de Ação Social da autarquia, até ao momento 150 particulares apresentaram danos, sendo que os prejuízos estimados rondam os 10 milhões de euros.
O incêndio deflagrou a 28 de julho numa zona florestal de Arouca e foi dado como dominado a 1 de agosto, tendo consumido cerca de 4.000 hectares de terreno.
Segundo a Câmara de Arouca, as verbas disponíveis seguem o Decreto-Lei n.º 98-A/2025, de 24 de agosto, que define medidas de apoio e mitigação do impacto de incêndios rurais. O programa inclui a aquisição de bens imediatos, incentivos financeiros extraordinários à manutenção de postos de trabalho e o restabelecimento do potencial produtivo das culturas agrícolas.
Foto: DR