Área Metropolitana do Porto realiza primeira reunião do Grupo Estratégico Metropolitano da Juventude

Área Metropolitana do Porto realiza primeira reunião do Grupo Estratégico Metropolitano da Juventude

02/08/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Na Área Metropolitana do Porto (AMP), realizou-se a primeira reunião do Grupo Estratégico Metropolitano da Juventude, marcando um passo significativo para a coordenação e desenvolvimento de políticas juvenis na região. Nuno Santos, do Município de Santa Maria da Feira, foi eleito Coordenador da mesa, enquanto Hugo Cancela, do Município da Maia, assumiu o papel de Secretário. Representando os Vereadores, participaram Marco Santos, da Póvoa de Varzim, e Catarina Monteiro, de Vila do Conde.

A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) reconheceu a inovação desta estrutura e dinamizou uma sessão com os Jovens para discutir os impactos das atividades do Plano de Ação 2022-2025 da ENCP. Sandra Araújo, Coordenadora da Estratégia Nacional, elogiou as contribuições dos Jovens, destacando as recomendações feitas para combater a pobreza.

O Grupo Estratégico, de natureza consultiva, visa partilhar práticas municipais, analisar políticas públicas de juventude e planejar estratégias de cooperação entre os agentes envolvidos. A estrutura inclui Presidentes ou Vereadores da Juventude, dois Jovens de cada um dos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto, e representantes de diversas entidades como o Instituto Português do Desporto e da Juventude, Agência Nacional Erasmus+, Conselho Nacional da Juventude, entre outros.

Para a Área Metropolitana do Porto, os Jovens são vistos como uma força vital para o presente e futuro da região.