Águas de Gaia avança com nova sede e reforça compromisso com todos os trabalhadores

Águas de Gaia avança com nova sede e reforça compromisso com todos os trabalhadores

23/11/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A empresa municipal Águas de Gaia terá novas instalações que acolham todos os trabalhadores, e não apenas a direção ou quadros superiores, anunciou esta sexta-feira o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes, durante uma visita às instalações da empresa em Avintes, onde almoçou com técnicos e operários.

“Em breve, poderemos caminhar para termos uma sede decente para todos os trabalhadores, sem que haja separação entre uns e outros”, afirmou Menezes, destacando que a futura sede visa reforçar a coesão e o espírito de equipa na empresa. O autarca referiu que já estão a ser ponderadas algumas hipóteses para a localização das novas instalações.

Menezes salientou a importância de um tratamento justo para todos os trabalhadores, considerando injusto que apenas os quadros superiores beneficiassem de uma nova sede. “A nossa intenção é voltar a ter um tratamento justo com todos os trabalhadores”, frisou, reforçando valores como igualdade, equidade e coesão social.

O presidente da Câmara explicou também os desafios financeiros enfrentados pela Águas de Gaia, incluindo um défice de gestão entre 8 e 10 milhões de euros e o aumento exponencial dos custos de transferências de capital para fornecedores externos, como Suma, Suldouro e Simdouro, que chegaram a 350% entre 2020 e 2025.

O novo ciclo da empresa conta com uma administração renovada, liderada pelo presidente executivo Fernando Barbosa, e com o regresso de Joaquim Poças Martins, ex-presidente da Águas de Gaia e consultor do Banco Mundial, agora co-manager da nova administração. Poças Martins regressou à empresa municipal, onde foi o principal rosto da transformação do concelho, pela mão de Luís Filipe Menezes, especialmente nas redes de distribuição de água e saneamento e na renovação da marginal ribeirinha da orla marítima de Gaia. A equipa compromete-se a restaurar o prestígio da empresa e o orgulho dos trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Além da nova sede, já foram iniciadas melhorias nas condições de alimentação e higiene nas instalações, refletindo o respeito da Câmara pelo esforço diário dos trabalhadores. Luís Filipe Menezes destacou que o objetivo é reconstruir o espírito de corpo e colocar a Águas de Gaia novamente na linha da frente em termos de excelência e reconhecimento.

Foto: DR- Luís Filipe Menezes