Acordo na Câmara da Trofa atribui pelouros a vereadores socialistas
24/11/2025A Câmara Municipal da Trofa vai passar a contar com um executivo maioritário, após um acordo que integra no elenco municipal os dois vereadores eleitos pela coligação PS–PAN–Livre. A autarquia, presidida por Sérgio Araújo (PSD-CDS), anunciou esta sexta-feira que os dois eleitos da oposição passam agora a assumir pelouros, reforçando assim a capacidade executiva do município.
Em comunicado, o presidente Sérgio Araújo sublinha que o entendimento alcançado “garante estabilidade governativa e permite dar continuidade ao trabalho iniciado, com uma equipa mais robusta e politicamente alargada”. O autarca destaca ainda que “o município ganha com a inclusão de diferentes sensibilidades políticas num projeto comum para a Trofa”.
Os novos vereadores com responsabilidades atribuídas irão agora integrar a gestão diária da autarquia, passando a coordenar áreas específicas – ainda a anunciar –, contribuindo para “uma ação governativa mais eficaz, participada e próxima dos cidadãos”, refere a nota.
A coligação PS–PAN–Livre afirma, por sua vez, que a decisão de integrar o executivo resulta da “necessidade de assegurar estabilidade e viabilizar políticas públicas alinhadas com os compromissos assumidos perante a população trofense”.
Com este acordo, o executivo municipal deixa de funcionar em situação minoritária, passando a contar com uma maioria que, segundo o presidente, permitirá “um mandato mais estável, mais cooperante e mais centrado nos resultados que a Trofa exige”.
Foto: CM Trofa


